quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Fermento Natural - Receita de Miriam Nunes Vieira Pereira


                                          Fotos de Miriam Nunes Vieira Pereira


Queridos amigos essa receita de fermento natural é da minha amiga estudiosa Miriam Nunes Vieira Pereira, trabalhadora incansável neste mundo celíaco.É de Florianópolis  e voluntária da Acelbra- Santa Catarina.
Com esta receita faz pães maravilhosos e visa a melhoria do trato gastro intestinal dos que sofrem com a doença celíaca.
Parabéns a essas desbravadoras !!!!! Respeito a muitas !!!!
Parabéns MIRIAM  NUNES  VIEIRA  PEREIRA !!!

Fermento Natural :


Fazer uma mistura com um copo de farinha de arroz com a mesma medida de água filtrada ou mineral. Coloca em um vidro, tampa com filme plástico furado para sair o gaz que se forma. No segundo dia alimenta com mais um copo de farinha de arroz com um de água. Com este calor, no segundo dia já esta começando a fermentar. No terceiro, retira um copo e joga fora, alimentando novamente com meio copo de farinha e meio de água. Vai fazendo assim até uns 6 ou sete dias. Estará bom para ser usado quando fermentar em algumas horas.Aí você leva a geladeira e alimenta sempre que for usar ou umas duas vezes por semana, se não usar. Sempre retirando uma parte e alimentar com a mesma quantidade que retirou.Se formar uma película por cima ela deve ser retirada e desprezada. É normal formar uma um líquido por cima. Pode ser jogado fora ou misturado. NÃO MEXER O FERMENTO COM COLHER METÁLICA POIS FAZ COM QUE ELE MORRA. Usar colher de plástico, silicone ou de pau.

19 comentários:

  1. Lindo blog! Adorei a receita e gostaria de saber se posso usar esse fermento para fazer bolos também.
    Abraços!
    Renata

    ResponderExcluir
  2. Adorei esta descoberta de fermento natural. Mas como substituo pelo comprado? Qual a quantidade que é usada?
    Obrigada, Camila Prestes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Camila , boa noite!
      Cada receita tem sua quantidade, mas é normal usarmos 1 pacotinho de fermento para 3 xícaras de farinhas ou 30 gramas (dois tabletinhos ) do fresco.Mas deverás seguir a receita , umas pedem mais outras menos!

      Excluir
    2. Nas minhas receitas uso cerca de 250 ml de fermento natural para um pão de forma.

      Excluir
  3. Bon dia
    desculpe meu portuguese e obrigada para receita.
    Queria saber estas coisas:
    1-qual è a proporção con fermento seco? 200 g do fermento natural equivale a ... gr do fermento seco?
    2-voce va alimentar sempre cada dia por primeiro 6 dias: entao por 6 dias retiro um copo e jogo fora, adiciono meio copo de farinha e meio de água
    3-depois, quando esta na geladeira, preciso de tampar com filme plástico?
    4-quando pego o fermento da geladeira, o fermento esta pronto da usar?
    5-por quanto tempo o impasto do pão tem descansar antes de ir no forno?
    muito obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cada 200 gramas de fermento natural equivale a um pacote de fermento seco ( 10 g).Sim você ira alimentar de semana a semana.O saco plástico ou tampa sem fechar é necessário para ele não ressecar .Depois de todas as etapas ..ele estará pronto para usar.Todo fermento natural depois de ser usado na receita levará mais ou menos 8 horas para crescer.Não a foto é dele ja feito.Nos primeiros dias ele está mais líquido.Não há problemas de ser farinha integral.

      Excluir
  4. Outra pergunta por favor... a mistura na foto è do primeiro dia?
    Porque nossa mistura fica muito liquida. Nos estamos usando farihna de arroz integral tostada.
    Muito obrigada

    ResponderExcluir
  5. Olá Josy, estou adorando suas receitas, porém nunca fiz esse fermento natural e estou com algumas dúvidas...eu substituo 1 sachê de fermento em pó comprado por 200 gramas desse natural, e faço a minha receita de pão normalmente, porém preciso deixar a massa do pão crescer por 8 horas antes de assar?? Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  6. Olá ,mais e o restante.... rseses da receita do pão ,como faço ?

    ResponderExcluir
  7. Adorei essa dica!
    Fiquei com uma dúvida: já vi receitas de fermento natural que dizem para limparmos o vidro em que fica o fermento cada vez que vamos repor a farinha e a água, mas não entendi como limpar. Você saberia me dizer?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  8. Boa noite Josy Gomes amei a receita do fermento, estou tentando faze-lo, não sei porque mas não consigo ver a foto que tem o seu fermento, já tentei tudo e não abre, bom é que gostaria de saber se está ficando igual ao seu, se não desandou rsrsrsrs, como moro em fortaleza no 2ª dia já estava cheio de bolha, tinha uma grande atividade, no 3ª dia não vi mais as bolhas e estou no 7ª dia e tbm não tem bolhas, mas tem atividade e o cheiro é bom, será que deu certo? agora é só manter em geladeira?

    ResponderExcluir
  9. boa dia Josy Gomes. Estou fazendo pão sem glútem e uso 10gr para fazer um pão. quanto eu uso de fermento natural para substituir o fermento biológico? obrigado.

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde Josy.
    Estou fazendo o fermento. Gostaria de saber pq no 3 dia deve retirar um copo do conteúdo e jogar fora??
    Aqui em Mato Grosso é muito calor. Já poderia usar o fermento com apenas 3 dias de fermentação??
    Aguardo seu retorno

    Obrigada

    ResponderExcluir
  11. Tem receitas de pães com esse fermento???

    ResponderExcluir
  12. Boa noite! Estou fazendo o fermento natural seguindo a receita q vc passou, mas nao tenho ideia se esta evoluindo como deveria. Nao estou conseguindo visualizar a foto q vc postou do fermento. Seria possivel postar novamente pf? Isso Ajudaria Muito!
    Obrigada

    ResponderExcluir
  13. Olá Miriam gostaria de saber quanto tempo dura na geladeira mesmo eu alimentando ele 1 vez na semana? É eu fevhf com tampa depois para guardar na geladeira?

    ResponderExcluir