quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Rosca doce com recheio de creme de nozes


Josy Gomez





Primeiro passo:
1\2 litro de leite de arroz
3 gemas passada na peneira
4 colheres de sopa de açúcar
2 colheres de sopa cheias de amido de milho
gotas de baunilha
1 colher de chá de Creme Vegetal  Becel azul
1 xícara de nozes picadas grosseiramente.

Modo de fazer:
Colocar todos os ingredientes, menos a baunilha, a margarina e as nozes, em uma panela. Levar ao fogo, mexer sempre até ficar um creme grosso e liso. Depois de tirar do fogo, adicionar a manteiga, a baunilha, e as nozes e misturar muito bem. Reservar.

Segundo passo:
Fazer uma esponja com 1 colher de sopa de fermento biológico seco (Fermix, D. Benta ou Dr. Oetker) com duas colheres de sopa de açucar e 1\2 xícara de água morna, deixar levedar por 15 minutos.

Terceiro passo:
2 ovos
1 clara
3\4 de xícara de açúcar
4 xícaras de farinha de arroz
1\2 xícara de amido de milho
1 xícara de fécula de batata
1 xícara de farinha de tapioca
2 colheres de sopa de farinha de amaranto
2 colheres de sopa de farinha de grão de bico
1 colher de chá de goma xantana ou CMC
1 colher de chá de psylium
4 colheres de sopa de óleo de milho
1 colher de chá de vinagre branco
1 colher de café de bicarbonato em pó
raspas de limão
1\2 litro de água

Modo de fazer:
Levar a batedeira os ovos, o óleo, a água, o vinagre, bater bem.
Ir adicionando as farinhas misturadas e peneiradas, o psylium, a goma, batendo muito bem. Adicionar por final o fermento levedado.
A massa deverá ficar firme e grudada no batedor.Tirar da batedeira e colocar na mesa para poder dar o ponto na massa . Caso esteja mole, ir adicionando à colheradas, amido de milho.
Abrir na mão  - rechear com o creme de nozes e enrolar como rocambole. Cortar em pedaços do tamanho de 3 dedos e colocar em assadeira redonda, grande, untada, dando espaço para crescer e deixar descansar por 50 minutos. Passar a gema que sobrou em cima para corar.
Levar ao forno de 180 graus e deixar assar por 45 minutos.
Poderá ser congelada e dura 3 dias fora de refrigeração.

5 comentários:

  1. Olá Josy.
    Sou muito fã das suas receitas, mas essa não deu certo. A massa ficou pegajosa, mas não no ponto de poder abrir com a mão, mesmo com plástico, e enrolar. Adicionei mais de uma xícara de amido e mesmo assim não deu ponto. No fim coloquei em forma de pão mesmo e intercalei com o recheio, mas ficou muito seca depois que esfriou. O que pode ter saído de errado? Você teria uma imagem do ponto da massa? Fiquei frustada, pois estava com uma expectativa grande sobre essa pão doce.

    ResponderExcluir
  2. Oi, eu sempre digo que receitas sem glúten nos surpreende para o bem ou para o mal, Nós temos alguns problemas, a farinha e suas marcas, o tempo que pode deixar elas úmidas ou secas, a falta de gordura, mas essa massa fica boa, o segredo é jogar em uma bancada e só rolar a massa no amido se tiver grudenta e com ajuda de uma mão com óleo ir esticando ou até fazer bolas recheadas com o recheio frio e bem firme.

    ResponderExcluir
  3. É VERDADE. ACHO QUE NÃO ACERTEI MESMO O PONTO. SE EM ALGUM MOMENTO VOCÊ FIZER NOVAMENTE ESSA RECEITA, PODERIA COMPARTILHAR UMA FOTO DO PONTO DA MASSA? MUITO OBRIGADA POR RESPONDER.

    ResponderExcluir
  4. Moro em cidade pequena e nao encontro leite de arroz. Substituo ou como faço em casa.

    ResponderExcluir