quinta-feira, 8 de agosto de 2013

A cura pelo inhame:


Poderes e propriedades do inhame:



A CURA PELO INHAME:



O inhame tem propriedades depurativas desintoxicantes. A utilização dos alimentos para fins medicinais não é nenhuma novidade.
O princípio já era preconizado por Hipócrates há cerca de 2.500 anos: “ Que o seu alimento seja o seu medicamento e que o seu medicamento seja o seu alimento”.
De lá pra cá, a medicina evoluiu em muitos aspectos, porém acabou distanciando-se dos pilares básicos que regem a saúde humana, como os cuidados com a alimentação para uma vida saudável.
Além de ser fonte de energia, os alimentos têm propriedades específicas que auxiliam na prevenção, no tratamento e também na cura de muitas doenças, entre os alimentos com importantes benefícios para a saúde está o inhame.


ORIGEM


Originário do sudeste asiático, o inhame é cultivado desde a antigüidade. Foi trazido para o Brasil das ilhas de Cabo Verde e São Tomé ainda no período colonial.
O nome científico - Colocasia esculenta (L.) Schott família - Araceae, exigência climática - ameno (20 a 25º), forma de propagação –rizoma.


PROPRIEDADES


Rico em carboidratos e pobre em gorduras, o inhame é grande fonte de Betacaroteno, flavonas, lignanas, fitoestrógenos, Possui sais minerais como Cálcio, Fósforo, Ferro, potássio e fibras solúveis.
Além de vitaminas A, C e do Complexo B, principalmente B1 (Tiamina) e B5 (Niacina).
Os minerais são essenciais ao organismo porque contribuem para a formação dos ossos, dentes e sangue. A vitamina B1 estimula o apetite, é essencial ao crescimento e facilita a digestão. A vitamina B5 evita problemas da pele, do aparelho digestivo e do sistema nervoso.

Por ser uma rica fonte de nutrientes e pelo seu alto valor energético e dar uma consistência perfeita às papinhas dos bebês, o inhame é bastante disseminado como alimento imprescindível na dieta da primeira infância.
Além disso, é reconhecido como um agente eficaz na prevenção da malária, dengue e febre amarela.

Diversas pesquisas e livros sobre o tema citam que durante a colonização da África muitas aldeias foram dizimadas pela malária quando os colonizadores brancos substituíram o cultivo do inhame por outros mais lucrativos, como a cana-de-açúcar, e os nativos foram obrigados a reduzir o consumo do tubérculo.
Mas, além dessas propriedades, uma das principais características do inhame é o seu poder depurativo e desintoxicante. Na cultura popular, diz-se que o inhame “limpa o sangue”. O alimento, na verdade, auxilia na eliminação das toxinas do sangue por meio da excreção dessas substâncias através da pele, dos rins e do intestino.


INDICAÇÕES


O inhame é recomendado no tratamento de diversas doenças, como entre elas o reumatismo, artrite, ácido úrico, sinusite, hemorróida, viroses, micose, infertilidade, menopausa, fortalece sistema imunológico, inflamações, todas as infecções.
E na forma de cataplasma trata, (furúnculo, abcessos, cicatrização de feridas, quistos sebáceos, espinhas, unha encravada, reduz o inchaço e a dor de fraturas e queimaduras E foi durante muito tempo empregado no tratamento contra sífilis ).
Os médicos orientais recomendam a ingestão de inhame para fortificar os gânglios linfáticos. Na Índia, o sistema médico ayurvédico também indica o consumo desse alimento para restaurar as defesas orgânicas. O inhame que possui todas essas propriedades é o tubérculo pequeno, de casca marrom ou cinza, também conhecido como inhame japonês ou chinês. Existem outras espécies de inhame e também um tubérculo chamado cará que pode ser confundido com esse alimento.Apesar de serem comestíveis, esses tubérculos não detêm o mesmo poder curativo do inhame.


Leite de inhame:




Leite de inhame com coco:

 4 inhames cozidos e descascados   ( Mais ou menos 300 gramas )
 800 ml de água filtrada ou 1000ml para quem quiser mais ralo
 200 ml de leite de coco ( eu usei o caseiro) 
 3 tâmaras sem caroço
 1 colher de sopa de mel

Modo de fazer:

Bater no liquidificador todos os ingredientes e passar em uma peneira de pano de filó. Condicionar em geladeira por 4 dias. 

Dicas da Josy:  Cozinhar o inhame ao dente com casca ou no vapor para manter suas propriedades.
O leite de inhame poderá ser feito com ele cru , depois fervido ou como acima , que particularmente aprecio mais.
Esse cuidado se faz  necessário ,face muitas pessoas apresentarem um leve pruído ao ingeri-lo ,pela presença do Ácido oxálico em excesso.Somente uma precaução.Nada que cada um faça seus testes e conheça sua situação e gosto.

13 comentários:

  1. Josy quero fazer este leite de inhame, mas estou sem as tâmaras, será que posso substituir por algum outro ingrediente? Se puder me ajudar, agradeço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite! Pode fazer com ameixas pretas, mas vai mudar um pouco o gosto.Mas a finalidade é adoçar naturalmente e quebrar um pouco a acidez! Faça irá amar!

      Excluir
  2. Não entendi sobre o inhame de tubérculo menor , o menor é o inhaminho e pequeno do tamanho de um tomate. aqui em salvador , temos os maiores e esse pequeno que me referi de inhaminho.

    ResponderExcluir
  3. Não entendi sobre o inhame de tubérculo menor , o menor é o inhaminho e pequeno do tamanho de um tomate. aqui em salvador , temos os maiores e esse pequeno que me referi de inhaminho.

    ResponderExcluir
  4. Josè Carlos sim para você de Salvador é o inhaminho, o pequeno do tamanho de um tomate. Aqui em São Paulo não temos essa distinção.Abçs!

    ResponderExcluir
  5. Josè Carlos sim para você de Salvador é o inhaminho, o pequeno do tamanho de um tomate. Aqui em São Paulo não temos essa distinção.Abçs!

    ResponderExcluir
  6. Gente vcs sabem se o leite de inhame da "desarranjo".. Passei a manhã no banheiro...rs

    ResponderExcluir
  7. Abençoada minha querida! É muito dificil o leite de inhame dar desarranjo, pode ser que outra coisa tenha lhe feito mal. Mas para precaução coloque um pouquinho mais de água. Tente de novo e veja a reação.Bjs!!!

    ResponderExcluir
  8. O inhame usado pra fazer pão também contém as mesmas propriedades??????

    ResponderExcluir
  9. Leite de inhame com café será que fica bom?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nao responderam. Porquê será?! Tb queria saber....🤔

      Excluir
  10. Como diferencia o cará do inhame? Na minha região não distingue bem nas vendas. Obrigada!

    ResponderExcluir
  11. Leite de ihname fica bom com cafe? Eu não fico sem café

    ResponderExcluir