quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Farinha de arroz integral vermelho

Farinha de arroz integral vermelho:


Esse é o processo para fazer a farinha de arroz caseira.
Você pode fazer de qualquer qualidade, farinha de arroz branco, integral, negro, marrom e substitui muito bem a industrializada.

Os benefícios da farinha de arroz:


Farinha de arroz

"Como a farinha de arroz é feita pela simples moagem dos grãos, sem qualquer processo químico envolvido, ela preserva as mesmas características nutricionais do arroz.. Assim, além do amido, que corresponde a cerca de 90% da matéria seca do arroz, esta farinha não contém glúten e auxilia na prevenção de doenças do aparelho digestivo, do coração e no controle do diabetes, já que possui índice glicêmico baixíssimo. A farinha de arroz também reduz a absorção de óleos vegetais dos alimentos, tornando-os menos calóricos.

Ingredientes:

3 xícaras de arroz integral ( vermelho, negro, marrom)
3 colheres de sopa de fécula de batata


Modo de fazer:


Colocar no liquidificador 1 xícara de arroz e 1 colher de sopa de fécula de batata, bater bem , parando,mexendo, batendo de novo, deixando da forma que quiser.Eu prefiro bem fininha.
Depois de bem batida passar pela peneira fina, repetir a operação quantas vezes forem necessárias, até não haver nenhum grãozinho e sim uma farinha homogenia e sem granulações.
Repetir a operação com as outras duas xícaras, sempre 1 xícara de arroz e 1 colher de sopa de fécula de batata.
Muitas pessoas fazem a farinha somente com o arroz, mas a fécula de batata ajuda na moenda e proporciona uma secagem na finalização, não deixando  mofar e não permite adquirir aquele gosto rançoso.
A foto é de farinha de arroz integral vermelho, mas o processo é para qualquer tipo de arroz.
Boa sorte e faça sua farinha, é confiável,  mais barata e dá um gostinho de vitória.




10 comentários: