quinta-feira, 25 de julho de 2013

Psyllium por Juliana Crucinsky

Psyllium: Nutricionista Dra. Juliana Crucinsky








O consumo de fibras é fundamental para normalizar as funções gastrointestinais e prevenir constipação, além de ser um poderoso aliado no combate a doenças cardiovasculares e diabetes.

Uma fonte de fibra ainda pouco conhecida no Brasil é o Psyllium, derivado da semente da planta Platango Ovata, muito popular na Índia e no Paquistão. Além de regularizar o intestino, ele ajuda no controle da glicemia, dos níveis de colesterol e até do peso, pois, como é próprio das fibras, ele aumenta a sensação de saciedade.

De acordo com a nutricionista Juliana Crucinsky, o psyllium pode ser utilizado em receitas ou como suplemento de fibra, se a alimentação não estiver sendo capaz de suprir toda a quantidade de fibras necessárias. “Neste caso, o psyllium deve obrigatoriamente ser tomado com água, e é necessário aumentar a ingestão de líquidos durante todo o dia para não causar constipação intestinal, devido às propriedades de retenção de água deste ingrediente”, explica Juliana, que alerta: o uso do psyllium como suplemento de fibras deve ser devidamente orientado por um nutricionista ou médico, para não interferir na absorção dos nutrientes e de medicamentos em uso.

Maciez e elasticidade


Outra vantagem desta semente é que ela confere elasticidade e maciez às receitas, sobretudo de pães, bolos e biscoitos, aproximando-as da textura das massas feitas com farinha de trigo. “Quando tentamos substituir farinhas contendo glúten por outras isentas desta proteína, como a farinha de arroz, de milho ou polvilho, as receitas tendem a ficar mais ressecadas. Então, o psyllium pode ser utilizado como uma espécie de substituto do glúten nesse aspecto, para deixar as preparações mais macias”, diz a nutricionista.

Hoje, não é muito difícil encontrar este ingrediente no Brasil em lojas de produtos naturais e de suplementos, ou até mesmo em farmácias de manipulação. Porém, é preciso estar atento para o risco de contaminação cruzada quando se compra o produto a granel – algumas lojas utilizam o mesmo pegador para todos os tipos de produtos, inclusive farinhas e farelos de trigo, o que pode oferecer riscos aos celíacos. Na dúvida, pergunte sempre ao lojista se houve manipulação de ingredientes contendo glúten e se a higienização dos pegadores foi feita corretamente. Outra dica é comprar psyllium nas versões em cápsulas ou sachês, que vêm em embalagens fechadas. Basta abrir as capsulas e usar o pó. 12 cápsulas equivalem a 1 colher de sopa rasa de psyllium.


Nenhum comentário:

Postar um comentário