quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Tipos de açúcar


Açúcar:

Quanto mais escuro é o açúcar, mais vitaminas e sais minerais ele tem e mais perto de seu estado bruto ele está. Um açúcar claro passou pelo processo de refinamento, recebendo aditivos químicos.

Tipos de açúcar: 



Cristal: açúcar granulado, formado por cristais de sacarose mais resistentes a dissolvência em água.É dele que saem as variedades : refinado e de confeiteiro.


De confeiteiro:  o mais fino e claro dos açúcares, pois passa por um longo processo de refinamento, com a adição de amido para evitar a formação de cristais.~


Açúcar impalpável :  Possui até 3% de amido de milho em sua composição (tem pacote que 1%, outros 2%, depende do fabricante). Esse amido já vem misturado no pacote pela empresa fabricante. Esse açúcar também é muito usado em padarias, confeitarias e afins. O amido ajuda a tirar a umidade do açúcar e não deixa esse açúcar ficar unido. Há quem diga que ele é mais fino que o açúcar de confeiteiro, o que propicia uma mistura mais homogênea ainda. Com isso, ele não absorve a gordura do doce. Por isso, ele é ideal para jogar em cima de doces, coberturas (inclusive cobertura de cupcakes), glacês.


Demerara : é um tipo de açúcar cristal de coloração caramelo, levemente úmido, devido ao elevado teor de melado de cana que envolve os cristais.Frequentemente confundido com o açúcar mascavo, o demerara apresenta maior concentração de sacarose.


Light  ( Sucralose ): obtido a partir da mistura de açúcar refinado ( Sacarose ) com adoçante artificial ( Sucralose ), promove uma digestão calórica menor que o açúcar refinado puro, por essa razão denominam de 50 por cento menos calorias.


Mascavo: açúcar não refinado , úmido, escuro e mais grosso.É o que conserva mais suas vitaminas e minerais.


Orgânico: produzido por cana cultivada sem o uso de fertilizantes e aditivos químicos


Queimado: quando um açúcar é apurado até atingir uma consistência caramelizada.


Refinado: surge a partir da diluição do açúcar cristal.Sua porção mais fina é transformada em açúcar de confeiteiro.


Açúcar de coco: O Açúcar de Coco é um adoçante não processado, não adulterado, não filtrado, não contém preservativos e é 100% natural, sendo conhecido por ser o adoçante mais sustentável do mundo. As palmas de Coco que são diferentes das de onde se extrai o óleo de Palma, produzem 75% mais açúcar que a cana de açúcar e requerem menos água e nutrientes.
O Açúcar de Coco pode ser usado como substituto do açúcar nas receitas também.


Nenhum comentário:

Postar um comentário