segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Pão de frango feito na máquina de cupcakes!



Pão de frango feito na máquina de cupcakes:


Ingredientes:

1\2 quilo de peito de frango
1 ovo
4 colheres de sopa de azeite menos 1 por cento de acidez ( Usei o Gallo)
1 colher de chá de sal
1 colher de sopa de alho seco moído
1 colher de sopa de cebola seca moída
1 colher de chá de orégano
1 colher de café de cúrcuma
2 colheres de sopa de míx linhaça dourada, chia e amaranto em pó
ervas a gosto
4 colheres de água para ajudar a processar
4 gotas de molho de pimenta
1 colher de sopa de fermento em pó para bolo.

Opcional: bacon picadinho frito, tomate, azeitonas,tomate seco


Modo de fazer:


Levar ao processador todos os ingredientes, menos os que são opcionais, pois esses são para misturar depois da massa feita.Como um recheio.
Ir processando aos poucos até ficar uma pasta grudenta e homogênea.
Colocar em forminhas de silicone e levar a máquina de cupcakes.
Assar por 30 minutos.
Também poderá ser feito no forno normal.Assar em 180 graus por 35 a 40 minutos.Até dourarem.

Hambúrguer



Hambúrguer:

Ingredientes:

1 quilo de patinho moído duas vezes
1\2 quilo de picanha moída duas vezes
1 cebola batida
1 cabeça de alho batida
1 colher de sopa de orégano
1 colher de ervas provence
1\2 xícara de cebolinha cortada bem miudinha
1\2 xícara de cebolinha cortada bem miudinha
2 colheres de linhaça dourada , lavada, tostada e moída
1 colher de sopa rasa de sal


Modo de fazer:


Misturar todos os ingredientes , e amassar muito bem. Fazer bolinhas do tamanho que quiser e achatar em formato de hambúrguer.
Colocar em papel de divisão ou plásticos de congelamento.
Colocar em forma aberta e congelar,.
Depois de congelados, guardar em sacos de condicionamento, no freezer .
Fritar ou assar congelados. Não precisa descongelar.

 

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Pastel de farinha de milho



Pastel de farinha de milho- Receita de Pouso Alegre


Essa receita é uma belezinha, iguaria mineira de Pouso Alegre.Aprendi com Dindinha...que saudades!


Ingredientes:

1 quilo de farinha de milho amarela 
1 colher de sopa de sal
1 litro e meio de água fervendo
2 colheres de sopa de azeite
1 xícara e meia de polvilho azedo
1 cálice de cachaça


Modo de fazer:


Em uma tigela grande misturar a farinha de milho, (que eu passo primeiramente em uma peneira grossa para dar uma aparência melhor), e polvilho azedo , homogenizando bem.
No fogo coloque a água, o sal e o azeite para ferver. Quando levantar fervura, jogar a cachaça e misturar.
Deitar a água fervendo em cima das farinhas e misturar bem, quando der uma esfriada que possa começar a sovar a massa, mãos a obra, vá sovando pelo menos uns dez minutos. Quanto mais  trabalhada a massa, mais crocante ficará. Caso fique dura coloque mais um pouquinho de água, se ficar mole colocar mais farinha de milho peneirada.
Abrir a massa bem fina , cortar os pastelzinhos e colocar o recheio escolhido.
Fritar em óleo quente.
Está receita dá 80 pastéis de festa.

Recheios:


 Queijo Balkis sem lactose com orégano e lombo defumado com tomate seco.

Pão Australiano : Pão preto de sanduiche de azeite e melado de cana:



Pão Australiano : Pão preto de sanduiche de azeite e melado de cana:


Este pão foi dado no curso de culinária  e está no livro virtual de 27.07:

 2 xícaras de água
 2 ovos
 1\2 xícara de café coado forte
 1\2 xícara de azeite de oliva
 1 colher de sopa de açúcar mascavo
 2 colheres de creme de arroz
 3 colheres de sopa de chocolate do padre 
 1 colher de sopa de sal
 1\2 de xícara de melado de cana
 4 colheres de azeite de oliva
 2 colheres de sopa de linhaça dourada e chia moídas 
 2 colheres de sopa de polvilho azedo
 1 xícara de farinha de arroz integral
 1 xícara de polvilho doce ( AMAFIL) 
 1 xícara de :
 1\3 de Farinha de banana verde, 1\3 de farinha de quinoa e 1\3 de farinha de grão  de bico 
 1\2 xícara de fubá
 1\2 xícara de farinha de arroz branca
 1 colher de sobremesa de fibra de maça
 1 colher de sopa de goma xantana
 1 sachê de fermento biológico para pães
 1 colher de chá de fermento químico para bolos 
 1 colher de sopa de vinagre branco ou limão
 lascas de amêndoas para colocar em cima ( opcional)

Modo de fazer:

Fermentação: Colocar o fermento biológico ,o açúcar mascavo, e o creme de arroz e 1\2 xícara de água morna .Deixar descansar por 15 minutos.

Na batedeira colocar a água , o café coado, o sal, o melado de cana , a goma xantana , o azeite, o chocolate, os ovos, o vinagre e as colheres de farinha de linhaça e chia.Bater bem até virar uma massa cremosa e aerada.Colocar na batedeira em velocidade mínima , ir adicionando as farinhas , por fim o fermento levedado e o químico.Bater por no mínimo 3 minutos. Untar duas assadeiras médias com óleo , deitar a massa , deixar crescer por 50 minutos. Assar em forno 200 graus por 50 minutos.Deixar esfriar , desenformar e deixar em grelha para suar.

Observação: Este pão poderá ser feito tranquilamente sem ovos, ele também ficará saboroso.

terça-feira, 17 de setembro de 2013

Bolo de fécula de batata com doce de abacaxi caseiro




Ingredientes:


250 gramas de Becel Azul
5 ovos jumbo
2 xícaras de fécula de batata
raspas de limão siciliano ou tahiti
1 xícara e meia de açúcar
1 colher de chá de CMC
1 pitada de sal
1 colher de sopa de fermento químico para bolos
1 xícara de abacaxi em calda ( eu usei caseiro)
Açúcar de confeiteiro para polvilhar em cima


Modo de preparar:


Primeira etapa:

Bater a margarina  com o açúcar e as raspas de limão. Fazer um creme esbranquiçado e fofo.


Segunda etapa:

Ir colocando no creme batido as gemas dos ovos  e o CMC para bater. Separar as claras para bater em neve com uma pitada de sal.


Terceira etapa;


Depois de bem batida a mistura com as gemas ,adicionar a fécula de batata  e o fermento químico. Sempre em velocidade média.


Quarta etapa:


Bater as claras em neve e misturar delicadamente de baixo para cima para virar um creme homogenizado e cheio de ar.


Quinta etapa:


Untar e polvilhar uma forma de 25 cm funda e deitar a massa e colocar o doce de abacaxi em cima.


Sexta etapa:


Assar em forno em 180 graus por 50 minutos. Deixar esfriar.Desenformar e polvilhar açúcar de confeiteiro.


Dicas da Josy:  Esse bolo é especial, fofo, gostoso e pode ser recheado e confeitado. O meu preferido.
As massas tipo "pão-de-ló" são versáteis e muito fáceis. Use sua criatividade.





segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Carta de separação...seguir em frente!

CARTA DE SEPARAÇÃO...Seguir em frente...

Confesso realmente que não tinha intenção de separar-me de você, mas infelizmente não tive escolha.Minha vida depende disso...
Relutei bravamente, durante muito tempo, até tomar tal decisão fatídica.Doeu...
Assim, sempre deixei claro a você que minha intenção era viver contigo por toda vida, até que a morte nos separasse.E quase você me matou...
Desejava viver ao teu lado, curtindo cada momento de nossa relação amorosa.Festas,encontros,reunião familiar, café da manhã, almoço e jantar...
Lembro que começamos nosso relacionamento de forma súbita e apaixonante.Minha mãe me apresentou à você ..com toda certeza que você seria um bem para mim...como ela se enganou...
Quando nos conhecemos fomos arrebatados por uma paixão profunda, o que me fez pensar que aquele fervor intenso, aquele frio na barriga literalmente,aquele frisson..como me cocei... nunca acabaria. Ah ! Como aqueles momentos eram maravilhosos.Depois até para cama ia....precisava descansar ..de tão eufórica que ficava...acho que até maluca...
No início tínhamos tanto prazer em partilhar momentos juntos, de forma tão alegre e construtiva que nunca imaginei sequer que esse dia chegaria. No entanto, infelizmente, sinto que não podemos mais continuar vivendo assim ... nosso tempo acabou..
Digo novamente que não tinha intenção de separar-me de você, mas realmente da maneira que ia nossa relação essa se tornou a única saída.
Sei que não podíamos continuar nosso enlace afetivo, pois via estava me fazendo mal...
Nos últimos tempos você só pensava em si mesmo; não tinha mais tempo para alimentar nosso amor ... e como me deixou desnutrida!
Estava sentindo-me abandonada, sozinha, triste e muito deprimida. Procurei demonstrar o quanto sua interferência me entristecia e o quanto sentia sua intolerância , mesmo assim, você não se tocou, e continuou fazendo mal a nossa relação.
Via diariamente que você estava mudado, bem diferente de quando nos conhecemos.Agora reconheci que sempre me fez mal.
Fui percebendo, aos poucos, e como foi difícil esse diagnóstico...procurei amigos, familíares, médicos..não queria aceitar nossa separação...
Então, após estar cansada de ficar chorando e implorando por uma solução, resolvi tomar essa atitude drástica. Por isso, recolhi todos os meus pertences, fiz minhas malas e voltei para minha liberdade, minha reabilitação e para recomeçar minha vida.
Não quero atrapalhar sua vida. Não desejo ser um empecilho para suas metas. Mesmo sem entender, quero respeitar sua postura em fazer mal para mim..mas para outras pessoas..não!
De fato, eu sempre te amei demais, muito mais que qualquer alimento em minha vida. Esse amor intenso e verdadeiro fez-me deixar você seguir sua vida livremente, pois sentia que era como uma pedra no meu sapato, um estorvo para minha felicidade.Mas descobri que você é na minha...um mal, uma doença, um meio de suicídio involuntário... e tenho que pensar em mim...em meu bem estar!!!!
Saiba, meu querido, que renunciei nossa vida juntos por amá-lo demais !!!
Desejo que você seja muito feliz, mesmo sem minha companhia !!!
A partir de hoje e para sempre...meu querido...GLÚTEN..eu me divorciei e apartei minha vida de você!!!!


sábado, 14 de setembro de 2013

Bolo : " Chá das irmãs "




Bolo "Chá das irmãs"


Esse bolo é para quem quer diminuir o açúcar, sem ovos, sem glúten e sem leite, mas com muito sabor e disposição para um bom chá.


Ingredientes:

3 colheres de linhaça dourada bem lavada, tostada e moída
9 colheres de suco de laranja
1 xícara de ameixas pretas deixadas de molho de uma noite para outra
1\3 de xícara de óleo de milho ou girassol
3\4 de xícara da água que ficou de molho as ameixas
1\2 xícara de açúcar mascavo ou demerara
2 colheres de sopa rasas de fermento em pó
1 pitada de sal
1 pacote de coco queimado
1 colher de café de gengibre em pó
1 colher de café de cravo e canela em pó
1 xícara de creme de arroz
1 xícara de amido de milho

Modo de fazer:

Primeira etapa:

Deixar as ameixas de molho em água morna de um dia para o outro. Reservar a água depois de escorrê-las.


Segunda etapa:

Deixar de molho a farinha de linhaça com o suco de laranja por 15 minutos no mínimo.


Terceira etapa:


Misturar : o amido, o creme de arroz, o coco queimado, o fermento em pó, o sal, o cravo, a canela, e o gengibre.


Quarta etapa:

Bater o no liquidificador as ameixas deixadas de molho e escorridas, o óleo, a linhaça deixada de molho, o açúcar, e a água das ameixas separadas anteriormente.Fazer um creme aerado e bem fofo.


Quinta etapa:

Em uma tigela grande colocar a mistura batida no liquidificador, as farinhas e especiarias , homogenizando muito bem.


Sexta etapa:


Untar e polvilhar uma forma de pão média e funda, deitar a massa , assar em forno pré aquecido em 180 graus por  15 minutos por 50 minutos.
Jogar lascas de amêndoas ou quem tiver paciência abrir os caroços de ameixa, picar e jogar em cima. Quando criança minha mãe abria os caroços, e nos dava para comer, ela chamava de nosso segredinho...que saudades!


Dicas da Josy:  Testem sempre o fermento em pó , pois em bolos sem ovos ele é muito importante, e se tiver estragado, o bolo cresce, murcha e fica pesado.