sábado, 31 de agosto de 2013

Pão das irmãs:





Pão das Irmãs:


1 cenoura crua e média
2 copos de requeijão de leite vegetal
2 colheres de sopa de limão
2 colheres de mel
1 colher de sopa de goma xantana
1 colher rasa e mal cheia de sal
1\2 copo de requeijão de óleo de milho
3 colheres de sopa de azeite de oliva
2 colheres de sopa de fermento em pó químico sem glúten
1 colher de chá cheia de fermento biológico de pão
1 copo e meio de farinha de arroz
1 copo de amido de milho
1\2 copo de sementes  de linhaça dourada e chia triturada
lascas de amêndoas para colocar em cima ( opcional)

Modo de preparar:

Colocar no liquidificador o leite de castanhas morno, a cenoura picada , as colheres de sumo de limão,o mel, o óleo, a goma xantana ,o azeite , o sal  e bater por 3 minutos.Quando estiver bem batido resultará em uma massa bonita e cremosa.Colocar em uma tigela grande.
Adicionar as farinhas misturadas e os dois fermentos.Por final as sementes de linhaça dourada e chia trituradas.
Untar forminhas de empadas ou muffins  e colocar massa até 3\4 da peça.Alisar com um pincel molhado de água e colocar laminas de amêndoas.
Deixar descansar por 30 minutos .Aquecer o forno por 10 minutos em 160 graus.
Colocar as forminhas em uma assadeira maior e primeiramente deixar assar por 10 minutos em forno pequeno ( 160 graus) depois disso colocar a temperatura à 210 graus e assar por 30 minutos.
Desenformar frio e deixar em grelha para não suar.

Rende 15  unidades.




Pão de de farinha de feijão branco




Pão de farinha de feijão branco:


Ingredientes:

1/2 xícara de água morna
1 colher de chá. açúcar
1 colher de chá de gelatina sem sabor
1 colher de sopa de fermento biológico seco para pão
1/2 xícara de leite vegetal ( amêndoas,coco, arroz, etc)
1 ovo,mais uma clara
1 colher de sopa de óleo de coco
1 colher de sopa de linhaça moida
2 xícaras de farinha preparada, a mistura está abaixo
1/4 xícara de sementes de girassol
1 colher de chá de CMC
1 colher de chá de fibra de maça
1/2 colher de chá de sal

Modo de fazer:

Colocar o fermento biológico com o açúcar ,duas colheres de sopa rasa de farinha de arroz e a xícara de água morna, deixar levedar.
Na batedeira bater o ovo, com o leite , o CMC e a colher de sopa de gordura de coco .Ir adicionando as farinhas misturadas e peneiradas , por fim a gelatina,a fibra de maça  , o fermento levedado e as sementes de girassol. A massa fica meio grudenta na pá.Pegar a quantidade de uma colher de sopa bem cheia e montar o pãozinho com a mão untada de água..Assar em forno em 180 graus por 40 minutos.Passar uma gema sem pele em cima do pão para adquirir a cor dourada.


Farinha misturada:

1 e1\2 xícaras de farinha de milho passada na peneira  ( Sinha ou Moinho)
1/2 xícaras de farinha de feijão branco ou  farinha de grão de bico
1 xícara de amido de milho
1 xícara e meia de  farinha de arroz branca ou integral
1 xícara e meia de fécula de mandioca  ( Amafil )
1/4 xícara de farinha de batata ou de purê de batata desidratado
4 colher de sopa goma xantana
2 colheres de sopa de linhaça dourada

Misture bem e guarde na geladeira ou no freezer, mas trazer a farinha de volta à temperatura ambiente. antes de usar.

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Pão da Saúde

                                  Pãozinho em forminhas pequenas para as crianças
                                  Pequenos, em pão de forma
                                  Perfeito para sanduíche
                                  Fatiado, perfeito com furinhos.
                                  Fácil de fatiar , não esfarela e  é super fofinho.


Pão da saúde:

Ingredientes:

1 ovo
1 clara,guardar a gema para pincelar os pães
3 xícaras medidas de Farinha Schär
1 xícara de amido de milho
1\2 xícara de fubá
1\2 xícara de farinha de amêndoas
1\2 xícara de linhaça moída
1 colher de sopa de chia ( semente)
1 colher de sopa de trio andino (flocos de amaranto, linhaça e chia)
1 colher de sopa de psylium
1 colher de sopa de limão coado
8 colheres de sopa de óleo de milho ou girassol
1 colher de sopa de fermento químico para bolo
1 sachê de fermento biológico para pães
3 colheres de açúcar mascavo
1 colher de sopa rasa de sal
2 colheres de chocolate do Padre ou de cacau
1 xícara de abobora cozida e espremida

Modo de fazer:

Primeiro passo:

Colocar 100 ml de água morna, as 3 colheres de açúcar mascavo e o fermento biológico para pão para levedar por 10 minutos.

Segundo passo:

Colocar no liquidificador o purê de abobora, o óleo, o sal, o limão coado, o chocolate,os ovos, o fermento químico para bolo. Bater bem .

Terceiro passo:

Misturar todas as farinhas, passar pela peneira e adicionar o psylium , a chia e o trio andino.

Quarto passo:

Na batedeira colocar o creme do liquidificador, as farinhas, o fermento levedado e ir adicionando pouco a pouco o restante da água ( 300 ml).
A massa deve ficar bem batida, mas agarrando no gancho da batedeira.

Quinto passo:

Colocar em formas untadas e polvilhadas com fubá. Não colocar mais que a metade da forma, essa massa cresce bastante. Acertar a massa , passar com um pincel a gema separada e batida com duas gotas de óleo.

Sexto passo:


Deixar crescer por 2 horas,  assar em formo por 180 graus previamente aquecido por 50 minutos, os menores olhar antes.

Sétimo passo:

Deixar  esfriar  em grelha antes de fatiar e guardar.
Congelar só depois de frio. 
Dura 3 dias fora de refrigeração, bem macio.
Congelado: 90 dias.

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Leite de gergelim_ Uma boa reposição de cálcio!





Leite de gergelim_ Uma boa reposição de cálcio.


Ingredientes:

1\2 xícara de castanha do Pará
1\2 xícara de gergelim sem casca
4 tâmaras
1 colher de sopa de el
1 litro de água filtrada


Modo de fazer:


Deixar de molho o gergelim em água filtrada por uma noite , trocando 3 vezes de água.
Deixar as castanhas de molho e descascar a parte preta da casca.
Colocar no liquidificador todos os ingredientes e bater por 10 minutos.
Coar em peneira e em pano tipo fralda ou voal.

Observação: O Leite de gergelim tem um gosto peculiar, para alguns amargo, é necessário deixar de molho e introduzir outro ingrediente para melhorar o gosto.
Deve-se olhar para esse leite como uma suplementação de cálcio e selênio , e obter da natureza o que ela tem de melhor. Este leite não  aproxima se , do gosto do leite de vaca,mas traz benefícios que nenhum leite trará.


Gergelim:


Os primeiros indícios do uso do gergelim na rotina alimentar remontam de áreas tropicais da África, Oriente Médio e Índia, há mais de 6 mil anos. O Egito Antigo também foi um dos primeiros países a fazer uso do gergelim, deixando várias anotações sobre suas propriedades nutricionais em muitos pergaminhos encontrados em estudos arqueológicos.

Apesar de muito comum na cor castanha, também podemos encontrar o gergelim nas variações branca, vermelha ou preta. Atualmente produzido em larga escala no Oriente Médio e na Índia, o gergelim tem seu polo de produção brasileiro a região nordeste.
Benefícios

Por ser antioxidante, e pela elevada concentração de vitamina E, é considerado um alimento com poder rejuvenescedor, modulador do metabolismo, prevenindo o envelhecimento e morte celular. A semente ainda é auxiliar nos tratamentos às disfunções férteis e da libido.

Por sua vez, o cálcio acalma os nervos, a ansiedade e sintomas psico-emocionais do estresse além dos conhecidos benefícios ligados à estruturação do corpo para atletas, gestantes ou lactantes, e após intervenções cirúrgicas ou doenças.

O cálcio também ameniza o excesso de colesterol no sangue, a arteriosclerose e previne o infarto do miocárdio e a trombose arterial.
Uso na medicina

A medicina ayurvérdica e a Medicina tradicional chinesa, por exemplo, usam a semente em suas terapias que buscam o aumento de energia vital, a eliminação do cansaço, o aumento da tonicidade e firmeza muscular, a regularidade das funções intestinais e tratamentos específicos do sistema cardiovascular. Graças à sua grande concentração proteica, o gergelim melhora a transmissão dos impulsos nervosos, diretamente relacionados à memória.

Outros problemas de saúde de ordem emocional como esgotamento nervoso ou mental, estresse, perda de memória por trauma, melancolia, depressão nervosa, irritabilidade e insônia também são distúrbios que podem ser amenizados com o consumo de gergelim.

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Leite da luz! Bom para vitalidade e para depressão.




Leite da luz.Bom para vitalidade e para depressão!


Ingredientes:

3\4 de xícara de sementes de girassol descascadas
1\4 de xícara de castanhas do Pará retiradas a parte preta da casca
4 tâmaras
2 colheres de sopa de mel
1000 ml de água

Modo de fazer:

Abrir as sementes de girassol, retirando as semente brancas .
Deixar de molho por uma noite ou no minimo 8 horas.
Descascar as castanhas do Pará e deixar de molho à noite.
Eu troco 3 vezes de água , pois sempre prezo pela limpeza e descontaminação.
No liquidificador bater as sementes, as castanhas, as tâmaras e o mel por 10 minutos.
Coar em peneira e em um pano estilo fralda ou voal. Guardar os resíduos para fazer a pasta da vitalidade!

Servir gelado ou com café.Eu tomo puro.

Pasta da Vitalidade:


1 xícara de resíduos da semente de girassol e da castanha do Pará (sobras do leite)
1\2 cebola picadinha
1 dente de alho pequeno retirado o broto de dentro
2 colheres de sopa de azeite de menos 1% de acidez ( eu uso o Galo)
1 colher de sobremesa de sal
1\2 xícara de azeitonas verdes picadas 
2 tomates secos 

Modo de fazer:

Bater todos os ingredientes no liquidificador ou processador por 10 minutos.Quanto mais batido, mais homogêneo.





domingo, 25 de agosto de 2013

Fatias Húngaras de coco:Miriam Nunes Vieira Pereira.

Esta rosca da Miriam Nunes Vieira Pereira é muito gostosa.Com está massa poderam ser feito pãozinhos doces, baquetes recheados com doce de leite,bolinhas com recheios de goiabada, o que sua criatividade  mandar.

Fatias Húngaras de coco:



 1 copo de farinha de arroz (250 ml)
 1/2 copo de polvilho doce 
 1/2 copo amido de milho
 1 colher sopa de psyllium
 2 colheres de sopa de açúcar
 1 colher de sopa de fermento biológico seco
 1 colher de chá de sal
 1 colher de sobremesa de goma xantana 
 2 ovos 
 2 colheres de sopa de margarina sem sal (becel)
 1 copo de água  ( 250 ml)

Modo de fazer:

Misturar os secos, acrescentar a margarina, os ovos e ir adicionando a água aos poucos até dar ponto cremoso firme, batendo na batedeira, em velocidade baixa, por 3 minutos.

 Recheio: 
 200 g de coco ralado sem açúcar
 1 copo de açúcar
 3 colheres de sopa de margarina sem sal (becel) 


Misturar bem todos os ingredientes, reservando 4 colheres de sopa do coco para a cobertura.

Cobertura:

 300 ml  de leite condensado baixa lactose ou caseiro de leite vegetal
 1/2 litro de leite baixa lactose
 1 copos de açúcar
 1 colher de sopa de amido de milho
 1 pitada de bicarbonato de sódio ou uma colher de chá (rasa) de fermento  químico.

 Modo de fazer:

 Misturar tudo e levar ao fogo, mexendo sempre até o ponto de leite condensado.

Modo de montar :

Abrir a massa em formato retangular, sobre um filme plástico, apertando com a mão untada com margarina ou óleo, de forma a ficar com cerca de 0,5 cm de espessura. Espalhe o recheio e enrole com um rocambole. Corte os pedaços com cerca de 2 cm e coloque as fatias em forma untada e enfarinhada, deixando um pequeno espaço entre elas. Espere crescer e asse em forno pré-aquecido a 180 graus até dourar levemente. Cubra com leite condensado e polvilhe coco ralado e volte ao forno até dourar.

Fotos da Miriam Nunes Vieira Pereira
 Obs. Não coloque a água toda de uma vez. Observe o ponto que é o mesmo da massa do pão de cachorro quente.
http://saboresdacozinhasemgluten.blogspot.com.br/2013/02/pao-de-cachorro-quente-sem-gluten-e-sem.html









Pão de Batata com recheio de catupiry da Miriam Nunes Vieira Pereira

                                  Fotos da Miriam Nunes Vieira Pereira.
                           

Pão de Batata Recheado de catupiry:




 Pão de batata da Miriam Nunes Vieira Pereira
 copo medida de 250 ml

 1 copo de batata cozida e espremida
 2 copos de farinha de arroz 
 1 copo de polvilho doce
 1/2 copo de fécula de batata
 2 colheres de sopa da açúcar
 2 colheres de chá de sal (rasas)
 1 colher de sopa de psyllium
 1 colher de chá de goma xantana
 1 colher de sopa de fermento biológico seco
 1 colher de chá de fermento químico reagente ao calor
 3 ovos
 1 copo de água
 1/4 de copo de óleo

Modo de fazer:

 Misturar os secos, acrescentar os líquidos e bater na batedeira em velocidade máxima por 5 minutos.Dividir a massa usando duas colheres de sopa. Colocar as porções em mesa enfarinhada. Abrir as bolinhas usando mão untada com óleo e rechear com frango e catupiry. Colocar em forma untada e polvilhada com farinha de arroz, esperar dobrar de volume, pincelar com gema com um fio de óleo e assar em forno pré-aquecido até dourar.

Obs. Não coloque a água toda de uma vez. Observar o ponto da massa. Pode precisar de um pouco mais ou menos de água. O ponto da massa e seu crescimento é feito da mesma forma que o pão de cachorro quente.

Recheio:

600 gramas de filé de peito de frango cozido desfiado e temperado à gosto. Tem que ficar sem líquido.
1 sachê de queijo catupiry para uso culinário.

Este pãozinho fica uma delicia e é muito bom para o lanche das crianças.

Segue o link do Pão de cachorro quente para quem quiser saber como a Miriam executa o crescimento e a moldagem.

http://saboresdacozinhasemgluten.blogspot.com.br/2013/02/pao-de-cachorro-quente-sem-gluten-e-sem.html